A Usina Bom Retiro, de Capivari, que pertence ao grupo Raízen, de Piracicaba, anunciou a demissão de 250 funcionários da empresa e suspendeu, temporariamente, as atividades na área industrial, mantendo apenas os trabalhos administrativos e de manutenção. A medida, segundo sua assessoria, tem por objetivo dinamizar a produção de outras plantas da responsável pelo local, cuja ociosidade cresceu nesse ano-safra, especialmente devido à escassez de matéria-prima. Na companhia, estão empregados funcionários de cidades da região, incluindo Santa Bárbara d’Oeste. Alguns dos trabalhadores dispensados afirmaram terem sido pegos de surpresa com a decisão.

Ainda de acordo com a Raízen, para os funcionários que não puderem ser transferidos, o grupo fará contato com empresas da região, por meio do serviço de assistência ao trabalho, para tentar a recolocação dos profissionais, promovendo acertos rescisórios com benefícios superiores aos previstos em Lei. A nota afirma também que a operação dos fornecedores de cana da responsável pela Usina Bom Retiro não será impactada.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a quebra na safra de cana de açúcar em todo o Estado foi apontada como a principal causa da queda de 9,9% na produção industrial paulista em 2014 com relação ao ano anterior. Esses números representam o maior recuo do setor desde 2009.
SBN