Os vereadores de Sumaré votam esta terça-feira projeto que pretende proibir o consumo de narguilé por menores de idade na cidade. A proposta é do vereador Ronaldo Mendes (PSDB) e dispõe sobre a proibição da comercialização e da utilização do cachimbo conhecido como Narguilé aos menores de 18 (dezoito) anos de idade.

“Esse forma de tabagismo tem atraído muitos jovens brasileiros por causa dos aromas e do ritual, o que motivou um alerta da classe médica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma ‘rodada de narguilé’ tem 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono que um cigarro comum”, explicou Ronaldo.

DATA DE VALIDADE– Outro projeto, este do vereador Josué Cardozo (Pros) trata da obrigatoriedade dos supermercados e estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios exporem de forma destacada, através de cartaz afixado em local de destaque, a data de validade dos produtos que fizerem parte de promoções especiais e/ou relâmpagos feitas em suas dependências.
“?? muito comum vermos em estabelecimentos comerciais a exposição de produtos com data de vencimento muito próxima de vencer e sem nenhum aviso ao consumidor final, causando muitas vezes um prejuízo ao mesmo”, argumentou o vereador Cardozo.