Ainda já esteja sendo verificada uma queda semana a semana na incidência de novos casos positivos de dengue na cidade ??? tendência que se repete a cada ano na aproximação do frio ???, a equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré mantém normalmente o cronograma de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, da chikungunya e do zika vírus, em todas as regiões da cidade.
Nesta semana, por exemplo, entre os dias 22 e 24 de junho, o cronograma de atividade do Programa Municipal de Combate à Dengue compreendeu os Jardins Paraíso e Eunice, ambos na Região do Matão, o Parque Residencial Bordon I e II, localizado na Região do Picerno, e o Parque Vereador Euclides Miranda, na Região de Nova Veneza.
Todas as ações envolveram a realização do chamado ???bloqueio??? no interior dos imóveis, trabalho também conhecido como ???casa a casa???, em que os agentes realizam a vistoria para o armazenamento adequado ou eliminação de recipientes que acumulam água limpa e que possam se tornar criadouros das larvas do mosquito. Os agentes municipais também realizam a busca ativa de moradores com suspeita da doença, além da aplicação de larvicida em casos de recipientes permanentes, ou seja, que não podem ser removidos.
De acordo com o Programa Municipal de Combate à Dengue, Luciano Antunes, à eliminação dos possíveis criadouros é extremamente importante, porque sem as fases imaturas (larvas) não há mosquito adulto para transmitir o vírus entre as pessoas. O apoio da população continua sendo essencial nesta guerra, pois mais de 80% dos criadouros do mosquito estão localizados no interior das residências das pessoas.