A Prefeitura de Nova Odessa informa que desde a tarde de quinta-feira, 22, equipes da Defesa Civil, Coden (Companhia de Desenvolvimento), Secretaria de Meio Ambiente, diretorias de Obras Públicas, Serviços Urbanos, Segurança de Trânsito e demais secretarias e diretorias municipais estão atuando em todo município para restabelecer os serviços prejudicados por conta do temporal que atingiu a cidade.
Os servidores estão realizando um mutirão e trabalhando na limpeza e liberação das vias públicas, bem como na assistência aos moradores das regiões mais atingidas.
Em Nova Odessa, foi registrada a queda de aproximadamente 60 árvores e galhos. Na Vila Azenha, São Jorge e Jardim Triunfo houve queda de árvores e no Jardim Santa Rosa, Bela Vista e no Campo do Progresso, no Centro, as árvores atingiram a rede de energia. Já no Jardim São Francisco, Campo Belo e Jardim Flórida casas atingiram partes de residências.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o temporal também comprometeu o viveiro municipal, que sofreu avarias. Também houve quedas de árvores e galhos no Bosque Manoel Jorge e no Parque Ecológico Izidoro Bordon.
A Defesa Civil afirmou que no Parque Fabrício o vento arrancou folhas de zinco de um estabelecimento e o material atingiu a rede de telefonia, comprometendo o serviço. Nos bairros Jardim Santa Rita, São Francisco e São Manoel foram registrados casos de destelhamento de casas.
Na cidade também foram registrados danos a outdoors instalados nas rodovias Arnaldo Júlio Mauerberg e Astrônomo Jean Nicolini. Foram registrados ainda pontos de alagamento no São Jorge próximo à ponte de acesso ao Jardim Picerno e na Avenida Ampélio Gazzetta.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, durante o temporal cerca de 100% da cidade ficou sem energia elétrica no início da noite de quinta-feira.
A Secretaria de Esportes informou que o alambrado onde está sendo construída a pista de atletismo foi derrubado durante o temporal e que algumas telhas se soltaram no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa. Apesar dos danos, as atividades esportivas no local não foram prejudicadas.
A Diretoria de Segurança de Trânsito interditou ruas e avenidas onde foram registradas quedas de árvores e também providenciou os reparos nos semáforos da cidade que viraram devido à intensidade dos ventos.
O temporal causou danos ainda na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Almerinda Delegá Delben, no Parque Residencial Klavin, e na Emef Profa. Salime Abdo, no Jardim Alvorada. Nestas duas unidades houve destelhamento de parte dos telhados e cerca de 650 alunos foram dispensados das aulas nesta sexta-feira, dia 23.
Segundo a Secretaria de Educação, não haverá aulas na segunda-feira, dia 26, nestas duas unidades para que os reparos necessários possam ser realizados. A orientação é para que os pais entrem em contato diretamente nas escolas na segunda-feira para saber quando as atividades serão retomadas.
Também foram registrados danos no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Toca do Coelho, no Jardim São Jorge, e alunos do 1º ano foram dispensados das aulas. Segundo a Secretaria de Educação, o atendimento nesta unidade será normal na segunda-feira.
A Coden informou que foi registrada queda de árvores na sede da companhia e destelhamento de parte do setor técnico. A falta de energia decorrente da chuva também afetou a captação de água da ETA do São Jorge, ocasionando desabastecimento nos bairros Green Village e Lopes Iglesias, além de parte do bairro Bela Vista. A situação foi normalizada na tarde desta sexta-feira, dia 23.
A Defesa Civil orientou que em casos de emergências, a população pode acionar o atendimento do órgão e a Guarda Civil Municipal através dos telefones 3466-1900 e 153.