As três represas que abastecem a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, a Areia Branca, a São Luiz e a de Cillo, permaneceram cheias, praticamente 100%, na maioria dos meses de 2015 com as chuvas. Além de se manter estabilizada nesse período, a reserva hídrica do município foi ampliada em cerca de 15% com a obra de instalação das comportas na represa São Luiz, realizada no primeiro semestre de 2014 pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto). O fator climático e as ações da autarquia, que executou ainda obras de captação de água de outros pontos da cidade, proporcionaram tranquilidade no abastecimento durante todo o ano de 2015, diferente do que foi no ano passado, com a crise hídrica que afetou o Estado de São Paulo.
Considerando o acumulado dos meses de janeiro a novembro, em 2015 choveu 1.122,1 mm, cerca de 50% a mais do índice pluviométrico registrado no mesmo período do ano passado, 749 mm – dados do pluviômetro instalado pelo DAE na Estação Elevatória Santa Alice, a Represinha, que é o ponto de captação de água bruta localizado no Jardim Santa Alice.
Através das equipes técnicas, o DAE segue com os monitoramentos diários nas represas e com as manutenções nas matas ciliares em torno dos mananciais, com serviços de roçagem da vegetação e reflorestamento através de plantios de novas mudas de árvores. Esses locais contam ainda com as fiscalizações que são realizadas pelos agentes do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal.