As inscrições para a 19ª edição do espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste prosseguem e, desde que o processo foi iniciado, 115 pessoas se interessaram em fazer parte da montagem, que será encenada na Semana Santa. O número é considerado positivo pela coordenadora geral da montagem, Lays Ramires, e deve aumentar ainda mais. 

Um fato que chamou atenção nesta edição é que 90% dos inscritos são estreantes na peça. “O número é avaliado de forma extremamente positiva, pois significa que o projeto está atingindo mais integrantes, ganhando mais visibilidade e despertando o interesse de pessoas das mais diversas faixas etárias, enaltecendo o mérito amalgamador característico do Via Crucis”, comentou Lays.
As inscrições foram abertas no dia 13 de novembro e são voltadas exclusivamente às pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade. Os interessados podem se cadastrar por meio do site (www.viacrucis.com.br) e, a partir de 04 de janeiro (devido ao recesso natalino), pessoalmente no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. 
“Os interessados que por algum motivo não conseguirem efetivar a inscrição até os primeiros dias de atividade podem comparecer aos encontros e fazê-la pessoalmente, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 21h30, e aos domingos, das 9 às 13 horas”, destacou a coordenadora do evento. 
Com o intuito de atingir os jovens, despertando-os para o contato com as artes e o fazer cultural do município, foram realizadas visitas e bate-papos em escolas estaduais, onde todos puderam ser instigados a aflorar seus dons artísticos, socializar e adquirir uma experiência ímpar, integrando o elenco do espetáculo. 
“A receptividade dos alunos, independente de suas faixas etárias (foram atendidas turmas de Ensino médio e EJA) foi de comum euforia, o que ressalta a necessidade e sede de cultura e arte existente nas pessoas. E o Via Crucis é uma porta para canalizar esse desejo, proporcionar um primeiro contato, que poderá render frutos para toda uma vida”, analisou Lays.
Além da oportunidade de participação como atores, o espetáculo abre espaço àqueles que desejam atuar em outros segmentos artísticos, tais como músicos, cantores, dançarinos, artistas plásticos, artesãos, maquiadores, cabeleireiros e aos que têm interesse em trabalhar na produção e no backstage das apresentações.
“Partimos do princípio do fazer teatral. O teatro proporciona um caminho de auto-descoberta, satisfação pessoal e relação interpessoal. O Via Crucis é um espaço de união entre pessoas que desejam fazer arte em suas mais variadas formas, desde aquele que pretende profissionalizar-se na arte-cênica àquele que pretende apenas experimentar essa vivência. ?? um espaço para encontro, através de um bem comum: o teatro – o espetáculo. ?? um projeto onde a coletividade sempre terá mais força, e é convidativo ainda pela grandiosidade e mensagem positiva que procuramos passar através do enredo”, falou. 
As oficinas começam no dia 6 de janeiro de 2016, às 19 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Em 2016, a encenação acontecerá de 23 a 27 de março, às 20 horas, no CSU (Centro Social Urbano), com entrada franca.
Assim como no ano anterior, haverá ainda uma pré-estreia na véspera do início das apresentações (22 de março), voltada à imprensa, autoridades e convidados.