A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste coletou 454,1 toneladas de resíduos recicláveis em 2015 no Programa de Coleta Seletiva. O balanço divulgado em dezembro pela Secretaria de Meio Ambiente aponta um aumento de 61,5 % em relação ao mesmo período do ano passado, com 281,2 toneladas coletadas.
O mês de julho apresentou aumento de 70% em relação ao mesmo mês em 2014, quando 40,9 toneladas foram coletadas ante 24 toneladas no mesmo período. Os meses subseqüentes mantiveram a boa média. Em agosto foram coletadas 38,5 toneladas, em setembro, 40,3 toneladas. Em outubro, 37,6 toneladas de resíduos foram coletadas e, em novembro, 29 toneladas.
Para o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro, 2015 foi marcado pelo desafio da mudança de hábito.
O atual sistema de Coleta Seletiva em Santa Bárbara dispõe de dois caminhões realizando a coleta porta a porta além de contêineres específicos espalhados pelo município. Mais de 70% da área urbanizada é atendida e a meta da atual Administração Municipal é atingir 100% por meio de parcerias e ampliações dos serviços próprios.
Por meio do Programa de Coleta Seletiva, os materiais recicláveis podem ser transformados em matéria-prima para novos produtos ajudando a preservar os recursos naturais, melhorando a qualidade do meio ambiente e da vida das pessoas e resgatando a cidadania ao gerar renda para famílias carentes. Os materiais coletados são enviados à cooperativa Recicoplast (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Santa Bárbara d’Oeste), responsável pela coleta e triagem dos resíduos), que os separa por tipo e envia às indústrias recicladoras, gerando trabalho para dezenas de pessoas.