A Guarda Civil Municipal de Sumaré completou nesta segunda-feira, dia 14 de março, 49 anos de existência. A Prefeitura de Sumaré parabeniza todo o efetivo e agradece pelo serviço prestado ao município. 
A GCM conta atualmente com 128 guardas, sendo 9 mulheres, que atuam em diferentes frentes: pratrulhamento, Administrativa, Canil da Guarda, PROMAD (Programa Municipal Antidrogas) e Grupo de Operações Táticas, este último formado em 2013. O atual comandante da Guarda é o coronel PM e secretário municipal de Segurança, Ronaldo Pontes Furtado.
Ao longo da atual gestão, a prefeita Cristina Carrara investiu em treinamentos e em equipamentos para a corporação. Em 2013, houve a aquisição de 32 novas pistolas automáticas 380mm e a utilização do Sistema Infoseg foi liberado para a cidade. O sistema auxilia na consulta sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto, documentação de veículos e carteiras de habilitação, dados que antes precisavam ser fornecidos por outras cidades.
A nova frota de veículos leves locados pela Prefeitura também foi renovada. A GCM foi beneficiada com novas viaturas, equipadas com GPS e com um sistema de comunicação mais moderno.Em 2014, a GM recebeu materiais e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para situações de confronto, como tonfas, escudos de proteção, caneleiras, cotoveleiras e capacetes, através de um investimento de R$ 39,2 mil da Prefeitura.
Além da compra dos equipamentos, também em 2014 foram adquiridos armamentos não letais, como bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançador de granada com gás lacrimogênio, em uma aplicação de recursos de R$ 161 mil. A Prefeitura também conta com o Programa de Treinamento para a Atualização do Patrulhamento, que tem o objetivo de atualizar profissionalmente todos os guardas civis da corporação.
A Guarda Civil Municipal de Sumaré foi criada em 14 de março de 1967 pelo prefeito da época, João Smanio Franceschini.