O deputado estadual Chico Sardelli apresentou moção na Assembleia Legislativa de apelo ao presidente Michel Temer para que determine ao Ministério da Saúde a elaboração de estudos e a adoção de providências para alterar as leis e resoluções que cuidam dos produtos de higiene, cosméticos, de beleza, perfumes, e produtos de uso infantil.

O objetivo é que os rótulos dos produtos tragam, de forma visível, os seus componentes em português e deem destaque àqueles declarados de grau dois de risco alérgico. Quando do registro do produto também conste a tradução dos componentes e em última hipótese quando não houver tradução para o português e exclusivamente nestes casos possam vir na língua original. Quando ocorrer a mudança na composição, a informação dos novos componentes/ingredientes deve constar de forma destacada no rótulo principal do produto.
Sardelli justifica que muitos casos de dermatite são causados por reação a esses tipos de produto. O maior problema de quem sofre de dermatite de contato é descobrir o agente causador, pois na maioria das vezes a alergia não é ao produto e sim a algum componente, o que inviabiliza sua utilização. A grande dificuldade é ter a informação da composição dos produtos de forma satisfatória. 
O deputado considera ainda na moção que, infelizmente, a preocupação em mostrar as qualidades do produto e benefícios não é proporcional a informar seus ingredientes. Os pais também sofrem com a falta de informação e muitos produtos, apesar de serem para crianças e bebês, contêm em suas fórmulas componentes que provocam sérias alergias. “Apesar de não ser uma doença que leva a morte ou contagiosa, os que padecem deste mal que não tem cura, sofrem e merecem uma atenção especial do Poder Público”, comenta.