Alex Niuri, atual secretário de saúde de Americana e secretário interino de negócios jurídicos da cidade, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, falou sobre o decreto de calamidade financeira, anunciado pelo prefeito Omar Najar (PMDB), e sobre a força-tarefa que será realizada na área da saúde.
Sobre o decreto, Niuri afirmou que todos os esforços estão voltados para enquadrar o percentual da folha de pagamento dentro do permitido. Hoje, a folha é 60% da receita líquida da prefeitura e, segundo a constituição, deve ser de 54%. Além disso, Alex afirmou que já foram mapeadas uma série de despesas que deverão ser cortadas sem prejuízos à população.
Ainda sobre o decreto, Niuri afirmou que serão mantidos apenas os serviços essenciais à população “Vão permanecer os serviços absolutamente indispensáveis todos os demais deverão ser congelados”.
SA??DE: Na próxima semana será anunciado um pacote de medidas que deverão ser tomadas para organizar a secretaria de saúde. O novo secretário afirmou que estão sendo feitos mapeamentos e levantamentos de diversos dados para que se possa ‘fazer mais gastando menos’.
Niuri destacou alguns pontos que deverão ser monitorados como mesmo CPF sendo atendido em diversas UBSs. Outro ponto que deverá receber pente fino é o atendimento nas unidades básicas a pessoas de outras cidades. O secretário também colocou o fato de a rede oferecer remédios que já são entregues gratuitamente nas farmácias populares, do governo federal.
No atendimento médico, Niuri afirmou que a situação da urgência e emergência deve ser resolvida nos próximos dias e, no âmbito geral, a situação deve ser resolvida antes do final deste ano.