A clínica de fonoaudiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (11) a 3ª Expofono, atividade desenvolvida com os pacientes em acompanhamento. A cada ano a clínica seleciona um tema, sendo que a escolha para este ano foi a produção do jornal impresso. Esse tema possibilitou trabalhar a leitura e a escrita junto às crianças alfabetizadas, sendo que as não alfabetizadas produziram desenhos a partir de notícias lidas pelas profissionais do setor, tudo sendo utilizado como ferramentas para auxiliar no tratamento.
No decorrer do processo os profissionais discutiram com as crianças sobre a produção de um jornal impresso, identificando os assuntos abordados com maior frequencia, objetivo da informação, além da leitura de uma matéria de interesse geral. Após este primeiro contato as crianças definiram um assunto específico para a produção do texto. Os assuntos foram escolhidos baseando-se na organização de um jornal, por seções. Após a conclusão do texto, este era lido para as crianças não alfabetizadas, que escolhiam quais ilustrações deveriam representar a “matéria”.
Com o resultado das produções gráficas, a clínica montou uma exposição (Expofono), visando o acompanhamento dos pais sobre a evolução do tratamento, por meio da visualização dos textos e desenhos produzidos.
A Expofono tem como objetivo incentivar o hábito da leitura por meio de atividades práticas, bem como promover as ações terapêuticas. O projeto surgiu durante o acompanhamento fonoaudiológico de crianças com alteração de linguagem, tanto oral (fala) como de leitura e escrita.