O prefeito de Americana, Omar Najar, determinou a suspensão do sistema radial do transporte público municipal. A medida foi adotada nesta quarta-feira diante da série de problemas relatados ao Executivo nessas duas semanas de funcionamento. A mudança ocorre a partir deste sábado.
As duas primeiras semanas do novo serviço foram suficientes para identificar a significativa piora no transporte público da cidade e a insatisfação do usuário. Além das fiscalizações in loco, houve uma alta nas reclamações a respeito do transporte por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Além dos dois fatores, e ouvindo servidores que se utilizam do transporte público, o prefeito tomou a decisão.
???O objetivo da mudança do sistema era tornar as viagens mais curtas e a prestação de serviços mais ágil, o que não ocorreu. Só vendo na prática foi possível ter dimensão dos resultados ruins e, para mim, é melhor recuar em nome do bem de todos do que manter uma má idéia por teimosia. Por mais que se tente criar desgaste político, o fato é que acompanhei de perto a questão nas últimas semanas e não gostei do que vi e ouvi???, disse Omar.
Em reunião com o prefeito, representantes da VPT foram cobrados ainda que houvesse mais e novos veículos. A promessa da concessionária, feita em 10 de maio, é que 30 novos ônibus sejam entregues até o fim do ano; sendo 8 até agosto e 22 até dezembro. ???Até agora não houve novos veículos, mas vamos continuar cobrando???, disse Omar.
A VPT é atual concessionária do transporte municipal e também atende às linhas do segundo lote, cujo contrato de concessão foi suspenso. O Executivo, no momento, está impedido pela Justiça de realizar uma nova contratação emergencial em qualquer um dos lotes do transporte.