Após aprovação do prefeito Omar Najar, o secretário de Esportes de Americana, Roger Willians, ao lado do subsecretário municipal da Juventude, Thiago Brochi, assinou a ficha de inscrição e confirmou a presença da cidade de Americana no Dia do Desafio 2015, que chega a sua 21ª edição e acontecerá no dia 27 de maio.
Restando um pouco mais de 40 dias para o Dia do Desafio, o Sesc (Serviço Social do Comércio), responsável pela organização do evento, já efetuou a inscrição de quase 300 cidades. Dia 27 de maio milhares de pessoas de diversos países reservarão uma hora do dia para realizar atividade física.
Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
O lançamento oficial do projeto que contempla também o sorteio entre as cidades participantes acontecerá no dia 12 de maio. O evento será realizado na recém-inaugurada unidade do Sesc de Jundiaí e terá diversas atrações.
Dia do Desafio – Criado nos anos 1980, no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.
Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.
?? um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. Desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.