A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (2). A estratégia nacional está prevista para começar no dia 7 de abril, mas o município decidiu antecipar o acesso à imunização e a consequente proteção da população. Ao todo, Americana recebeu um lote inicial de 5,1 mil doses da vacina. Basta procurar qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – nas UBSs da Praia Azul e do São Vito, das 8h às 20h.

“A antecipação da estratégia tem como objetivo ampliar a proteção da nossa população contra os vírus da gripe, especialmente nesse período em que observamos maior incidência de doenças respiratórias. Esperamos que todos os moradores pertencentes aos grupos elegíveis procurem uma unidade básica para receber a vacina, pois ela é o melhor meio de prevenção”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Em 2025, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação, deixando de nomear a vacinação contra a Influenza como uma campanha. Será uma estratégia incorporada no calendário de vacinação, durante todo o ano e para grupos específicos.

Na rotina, a vacina estará disponível para crianças (de 6 meses a menores que 6 anos), para gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Grupos específicos também estão elegíveis para receber o imunizante:

– Puérperas (até 45 dias de pós-parto)

– Indígenas

– Pessoas em situação de rua

– Professores e trabalhadores de instituições de ensino (básico e superior)

– Profissionais de forças de segurança, salvamento e armadas

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo

– Trabalhadores portuários

– Trabalhadores dos Correios

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

– Adolescentes sob medidas socioeducativas

– Pessoas com deficiência permanente e portadores de doenças crônicas, além de outras condições clínicas especiais (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias).

A aplicação da vacina é individual e cadastrada em sistema próprio do Ministério da Saúde de forma nominal, assim como a vacinação contra a Covid-19, sendo obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS.

No caso das crianças, os pais ou responsáveis legais também devem levar a caderneta de vacinação. Pessoas enquadradas no grupo especial precisam comprovar a ocupação, para o caso de trabalhadores, ou a doença, aos que possuem comorbidades.

“A vacina contra a gripe é segura e muito eficaz. A Influenza é uma doença respiratória aguda, infecciosa, que, nas formas graves, pode levar a óbito. Convidamos todos que fazem parte dos grupos prioritários, a comparecerem aos postos de saúde para garantir a proteção contra a doença”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.

A meta estabelecida é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários definidos pelo calendário nacional de vacinação como rotina.