Ativistas que integram a Frente de Libertação Animal invadiram uma aula prática no curso da Faculdade de Medicina da PUC Campinas nesta quarta-feira, 23, e registraram procedimentos que estavam sendo realizados em cinco porcos para fazer a técnica de traqueostomia. O grupo fugiu após gravarem as imagens.
O presidente do Conselho de Defesa dos Animais de Campinas, Flávio Lamas, afirmou que apoia a ação. “O ato foi para mostrar a crueldade com o animal. Existem outros modelos, como simuladores e filmagens que podem ser utilizados de forma didática. ?? uma mudança que precisa ser feita???, afirma. Lamas foi informado sobre o ato e contou que oito ativistas participaram.
A PUC confirmou que entrada dos manifestantes na faculdade ocorreu sem autorização. Um dos ativistas foi identificado como ex-funcionários da universidade. A instituição vai analisar as imagens das câmeras de segurança para identificar os demais envolvidos. A instituição afirmou, ainda, que segue as determinações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal e que adota métodos alternativos no ensino.
O professor que ministrava a aula registrou o caso no 11° Distrito Policial e, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo, os invasores vão responder por ameaça.
Com informações de G1