A Mestre-Cervejeiro.com, maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil, inaugura sua primeira unidade com o novo conceito de autosserviço de chope artesanal. Com o objetivo de enriquecer a experiência do consumidor no ponto de venda, o novo modelo é uma forma da rede se diferenciar dos serviços já oferecidos no segmento cervejeiro. ???O autosserviço proporciona uma experiência de compra exclusiva ao consumidor, que pode escolher a quantidade do chope que vai beber, como apenas experimentar, tomar meio copo ou copo inteiro, ou ainda encher o growler???, explica Daniel Wolff, que é fundador e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com, além de sommelier e juiz internacional de cervejas.
Com um cartão pré-pago, o cliente serve a própria bebida em uma das 10 torneiras da loja. O consumidor poderá escolher qual chope ele quer entre os disponíveis, onde encontrará na tela todas as informações, tais como: nome da cervejaria e do rótulo, estilo da bebida, teor alcoólico, descrição da cerveja/chope, cidade de origem, país, preço por ml, entre outras. Além disso, cada torneira tem um chope diferente e a cada dia a oferta poderá ser trocada por outros diferentes. ???A ideia é que a loja sempre tenha novidades e variedade de chopes a cada visita do cliente. Quando o chope de um barril acabar, por exemplo, este será substituído por outro, podendo ser de outra cervejaria ou outro tipo de cerveja, isto é, outro rótulo???, explica Wolff.
Investimento atrativo
Com a inauguração do sistema de torneiras no Shopping Vila Velha, no Espírito Santo, surgiram diversos interessados no novo modelo, porém, o sistema ainda está em fase de teste, embora a rede esteja satisfeita com a receptividade dos capixabas até aqui, que tem, segundo Wolff, ???superado as expectativas???. O investimento inicial na loja com autosserviço de chope artesanal é a partir de R$ 185 mil. O franqueado pode optar pela quantidade de torneiras de chope, sendo o mínimo de seis.
A boa notícia é que quem já for um franqueado Mestre-Cervejeiro.com poderá adaptar o atual modelo de negócio e ter a estrutura com equipamento de câmara fria e sistema de torneiras. ???A adaptação deve ser feita após análise do ambiente e a nova estrutura deve ser disposta para dentro da loja???, explica o executivo. A expectativa da rede é de inaugurar outras quatro lojas neste novo formato até o final de 2018. Em Vila Velha, nos primeiros 21 dias de funcionamento, a loja vendeu cerca de 300 cartões, faturando em torno de R$ 33,2 mil.