(Reuters) – A seleção brasileira de vôlei masculino se vingou de uma derrota dolorida para a Rússia em Londres 2012 e bateu a rival na semifinal dos Jogos Rio 2016 nesta sexta-feira por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-20 e 25-17, se classificando para a quarta final olímpica seguida.
Com uma atuação incontestável e praticamente ser erros, os brasileiros dominaram a partida desde o início e foram saudados com o grito de “o campeão voltou” pelo Maracanãzinho lotado.
Na final de domingo, o Brasil vai enfrentar a Itália, que venceu os Estados Unidos na outra semifinal por 3 sets 2 e que já derrotou a seleção nesta Olimpíada.
A decisão entre Brasil e Itália é uma reedição de Atenas 2004, quando o time comandado pelo técnico Bernardinho conquistou o ouro pela última vez.
Em Pequim 2008 e Londres 2012, a seleção ficou com a medalha de prata. Na última edição dos Jogos, a derrota foi justamente para a Rússia na final, na qual o Brasil tinha vantagem de 2 sets a 0, mas os adversários viraram o placar de forma dramática.
Nesta sexta, jogando no Maracanãzinho lotado com cerca de 10.000 torcedores, os brasileiros também abriram vantagem de 2 sets 0, mas desta vez não permitiram a virada russa. Com boas atuações de Wallace e Lipe, principalmente no ataque, o Brasil mostrou muita vibração em quadra e nunca esteve ameaçado.