(Reuters) – O Carrefour anunciou nesta sexta-feira o encerramento de suas operações de e-commerce no Brasil como parte da reestruturação no país, uma mostra do grande desafio que é operar no promissor mas novo mercado brasileiro de vendas online. A varejista afirmou em comunicado que, entre os focos dela no país, estão a operação de hipermercados, a expansão da bandeira Atacadão e a divisão de serviços financeiros, tendo em vista o crescimento da classe média.
O Carrefour garantiu que honrará todas as vendas já realizadas no site e que dará suporte aos clientes que precisarem.
Competição acirrada e promoções agressivas levaram alguns varejistas do país a perdas nas operações online brasileiras. Na quinta-feira, Amazon.com e Google abriram as operações brasileiras das respectivas lojas de ebooks, em uma mostra da força do e-commerce brasileiro, que movimenta 12 bilhões de dólares por ano.
A decisão da Amazon de ainda não fazer entregas físicas, no entanto, mostra receios em um país com notáveis limitações em infraestrutura e um sistema tribuntário complexo e honeroso.
A suspensão das vendas online faz parte de um plano de reestruturação que o Carrefour adotou há dois anos para melhorar as operações de hipermercados, atacado e unidades de financiamento, segundo o comunicado. O Carrefour se negou a comentar o assunto.