Especialistas em educação financeira consideram de fundamental importância que crianças recebam mesada dos pais por ensina-los desde cedo a lidar com o dinheiro. O ideal é que a criança comece a ganhar quando já saiba fazer contas simples de matemática, como adição e subtração, o que acontece geralmente por volta dos 7 anos. A criança aprende a ter responsabilidade com o valor mensal que os pais lhe conferem bem como com o que gasta, seja na cantina da escola, com brinquedos na loja infantil e  qualquer outro tipo de compra.
 Uma das formas mais seguras e modernas de iniciar os filhos na educação financeira é com a utilização do cartão pré-pago. Ele pode ser manuseado por pessoas de qualquer faixa etária, por ser simples e intuitivo. A idade mínima para ter um cartão pré-pago da Acesso é de 6 anos. O valor carregado em reais só poderá ser utilizado mediante uma senha de uso pessoal de conhecimento apenas dos responsáveis. O cartão substitui o dinheiro em espécie dispensando a necessidade da criança carregar notas. Além do quesito segurança, há ainda o fato dos pais terem acesso ao extrato e à movimentação financeira do cartão em tempo real pelo app da empresa.
A analista de operações Letícia Pereira tem duas filhas: Helena, de 12 anos e Heloísa, de 10. Ambas foram presenteadas, há dois anos, com um cartão pré-pago Acesso cada uma para administrar a mesada de R$ 50 reais por mês. ???Com o cartão, aos poucos, elas estão aprendendo a controlar melhor as próprias finanças. Quando recebiam a mesada em dinheiro vivo, a quantia era consumida rapidamente???, explica.
??? Além da educação financeira, adotei o cartão pré-pago para as meninas por uma série de motivos. Por prevenção, já que não precisam utilizar mais as cédulas, por segurança, pois é possível bloqueá-lo rapidamente em caso de perda ou roubo e pelo controle que ele possibilita. Agora as meninas mesmo acompanham o saldo via o aplicativo e sabem o quanto podem gastar, já que no cartão pré-pago só é possível gastar a quantia carregada???, complementa Letícia.
Os cartões pré-pagos Acesso seguem os padrões mais exigentes de segurança e possuem chip, o que traz praticidade nas transações. Em caso de perda, basta o usuário acessar o app da Acesso disponível para Android e iOS e realizar o bloqueio do cartão – sem perder os valores carregados. Se preferir solicitar uma segunda via substitutiva, o cliente poderá entrar em contato com a central de atendimento que funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, cancelar o cartão definitivamente e gerar automaticamente um novo cartão pré-pago com os mesmos valores carregados no primeiro cartão. O prazo para a entrega desta nova via é de 15 dias úteis.  ???Um bom presente de Dia das Crianças é ensinar o filho a dar valor ao dinheiro. E dar mesada via o cartão pré-pago pode ser um bom caminho para isso. O cartão pré-pago da Acesso garante que os pais acompanhem o extrato de compras do filho e o ensine a controlar os gastos. A criança pode cometer deslizes e gastar mais do que deve, porém, com as ferramentas do aplicativo do cartão, é possível identificar onde e quando as compras foram realizadas. Antes corrigir o filho ainda pequeno a não gastar mais do que deve do que futuramente vê-lo endividado com o cheque especial ou o cartão de crédito???, diz Elvis Tinti, Diretor Comercial da Acesso. Funcionamento ??? O cartão pré-pago é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos comerciais em todo mundo como restaurantes, supermercados, postos de gasolina, além de lojas físicas e online. Pode ser comprado no varejo ou internet e não exige análise de crédito. Ele funciona como um cartão de compras, permite também saques no Brasil ou exterior e transferências ilimitadas entre cartões. E pode ser recarregado pela internet, por boleto bancário, débito em conta, internet, ou rede de varejistas afiliados.