???Os que no regime burguês trabalham não Lucram e os que lucram não trabalham!-Friedrich Engels-
Muitos de nós, brasileiros, vimos nos perguntando sobre a crise que vem abatendo sobre nosso país. Certamente, o momento político trás muita indecisão para a vida de todos: trabalhadores, comerciantes, empresários e investidores nacional e internacional.
Contudo, o Brasil já enfrentou muitas crises no passado, queda de governo, intervenção militar, greves, desemprego… Sem dúvidas, ???não há bem que seja eterno e nem mal que dure para sempre???. Existem algumas particularidades e verdades sobre a crise que estamos vivendo, primeiramente devemos nos reportar a fatos que antecederam tal desequilíbrio político/sócio/econômico.
De início vimos o Governo Federal juntamente com o Congresso Nacional – já no governo Lula-, mergulhados em intrigas, boatos verdades e mentiras. Não obstante, a grande imprensa e setores organizados da elite brasileira desencadeou intensa e incisiva campanha de desestabilização do governo, em especial e de modo seletivo, a liquidação e condenação quase que exclusiva do PT-Partido dos Trabalhadores.
Na verdade, ???a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa???. Sabemos que a crise do capitalismo é cíclica e com ela os donos dos meios de produção contribuem maciçamente na criação do exército de reserva. Dentro das empresas instituem férias coletivas, demitem os menos aptos ao trabalho, reduzem drasticamente os salários, enfim restringem direitos e conquistas dos trabalhadores, além de afetar as relações de chefias, comando e submissão dos menos esclarecidos e, ou capacitados tecnicamente.
A relação produção, circulação, comercialização e consumo caem drasticamente afetando grande parte da economia e da sociedade. Alguns setores, em especial o bancário parece intocável. Como também, aqueles que sobrevivem das exportações: minérios e agronegócios, por exemplo! Ai você se pergunta: e aquelas milhares de pessoas que vivem abaixo da linha da miséria? E aquelas do Bolsa Família (programa de transferência de renda) ?
A esses o Estado- com o argumento de combater a pobreza-, mantem recursos necessários para que possam adquirir o mínimo a sua sobrevivência e, tanto a esquerda como a direita, contribuem para que os ???indesejáveis??? tenham seus sustento físico sem, portanto, interferirem no poder de decisão de sua cidade, estado e país.
A boa notícia é que setores da mídia e mesmo da justiça e do poder público não podem interferir em nossa determinação em vencer e conquistar nossos sonhos, realizações e objetivos mais discretos. Para muitos, o segredo consiste na revolução impiedosa contra a burguesia ou, na compreensão de que, na democracia burguesa, temos que pensar e agir como burgueses, construir e criar oportunidades sem, contudo distanciar das nossas origens!
* ???O Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia??? Karl Marx PAULO CESAR CASSIN