(Reuters) – A economia da China cresceu 6,7 por cento no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, mantendo o ritmo do primeiro trimestre e ligeiramente melhor do que o esperado conforme o governo acelerou os esforços para estabilizar a expansão na segunda maior economia do mundo.
Analistas consultados pela Reuters esperavam que o Produto Interno Bruto (PIB) desacelerasse para 6,6 por cento no segundo trimestre, o que teria sido o ritmo mais fraco desde a crise financeira global.
Na comparação trimestral, o PIB cresceu 1,8 por cento, informou nesta sexta-feira a agência de estatísticas, também melhor do que a expectativa.
Pressionada pela demanda fraca doméstica e externa, excesso de capacidade industrial e investimento privado fraco, a economia da China cresceu 6,9 por cento em 2015, taxa mais fraca em mais de duas décadas.
A agência de estatísticas da China afirmou que a economia ainda enfrenta pressões para baixo, mas que o crescimento econômico no primeiro semestre estabelece uma boa base para o cumprimento da meta do governo em 2016.