Para combater a depressão, uma das ferramentas mais poderosas se chama Coaching de Vida – ou Life Coaching. No entanto, esta alternativa sozinha só consegue resultados maravilhosos quando aplicada de forma multidisciplinar com tratamentos adequados. De qual maneira?
Quando um paciente em depressão está realizando um tratamento psiquiátrico ou psicológico já está em viés de melhora, o Life Coaching ajuda esta pessoa a descobrir o que fazer depois que estiver curada e pronta para encara a sociedade.
Para a Master Coach, Bianca Caselato, o Life Coach aliado à estes tratamentos impulsiona a pessoa para o futuro – o psicólogo vai tratar e remoer, na maioria das vezes, as questões do passado enquanto que o Life Coaching vai fazer esta pessoa se movimentar:
“O life coaching faz muito uso da psicologia positiva que vai potencializar a força deste paciente para ação. ?? a chave para florescer e concluir de fato o que foi tratado, encorajando esta pessoa a seguir adiante ou até mesmo a mudar o direcionamento da sua vida.”
Sequência do tratamento
Para a Master Coach, o ideal é que a pessoa comece o tratamento com um psicólogo ou psiquiatra e depois busque um trabalho de coach. ?? comum que pessoas com depressivos acabem chegando até o coaching primeiro, mas nestes casos Bianca afirma que o correto é encaminhar a pessoa para um psicólogo/psiquiatra tirarando assim o foco daquilo que está deixando esta pessoa mal:
“?? parecido com quem busca emagrecer. Só fazer academia e comer muito depois não vai adiantar. ?? preciso fazer exercícios físicos, uma dieta receitada por um nutricionista e talvez um tratamento estético para que o resultado seja mais consistente. O mesmo acontece quando há casos de depressão. Primeiro se faz o tratamento e depois um trabalho de coaching de vida para potencializar o resultado final”. conclui Bianca Caselato.