A pedido do prefeito Jonas Donizette, o secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas, Ricardo Chiminazzo, recebeu o secretário de Habitação de Americana, Davi Ramos, na tarde desta quinta-feira, 12 de dezembro, com o objetivo de discutir ações referentes à liberação de minutas de escritura de empreendimentos construídos em Americana, na Região Metropolitana de Campinas.

Entre os anos de 1978 e 1983 a Cohab-Campinas comercializou, na cidade de Americana, 2.515 unidades habitacionais nos conjuntos habitacionais Antonio Zanaga I e II e, deste total, 1.387 contratos estão sendo discutidos por causa de saldos devedores residuais que são de responsabilidade do Fundo de Compensação das Variações Salariais (FCVS), apurados nos términos dos prazos contratuais.

O problema é que esses saldos devedores apresentam-se, indevidamente, negados pela Caixa Econômica Federal, administradora do FCVS, fato que impede a liberação das minutas de escrituras.

A minuta de escritura é uma espécie de resumo com a descrição do imóvel, os dados da venda, dos pagamentos e outras informações oficiais necessárias à obtenção da escritura definitiva do imóvel.

Como o fundo está sendo discutido judicialmente, através de inquérito civil público (Juízo Federal de Americana), os secretários decidiram se reunir para dar uma destinação à demanda habitacional.

Uma nova reunião entre as duas secretarias deve acontecer nas próximas semanas.