O vereador Paulo Chocolate (PR) apostou num pedido de vistas para que os relatórios finais de duas comissões especiais de inquérito (CEI) não fossem votados em plenário nesta quinta-feira. As comissões investigaram casos de irregularidades no cemitério da saudade e secretaria da educação do município (merenda).
Com o pedido de Choco, os relatórios ficarão arquivados junto com os documentos levantados nas investigações e não poderão ser enviados pela Câmara a nenhum órgão como ministério público, por exemplo.
O relator da CEI Celso Zoppi (PT) indicou que a ação de Chocolate tenha relação com os dados do relatório. “Nós apontamos cerca de 250 processos administrativos que constaram irregularidades e apontamos aqui vários ex-funcionários responsáveis pelas irregularidades e dos ex-funcionários, vários ex-administradores indicados pelo Paulo Chocolate. Nós damos nomes e sobrenomes no relatório”, disse Zoppi.
Leia também: AM: CEI do Cemitério aprova relatório final dos trabalhos
CEI da Merenda tem relatório aprovado
Mesmo a Câmara não podendo enviar o relatório, isso ainda pode ser feito por um vereador. “Vou encaminhar como vereador para o ministério público, delegado seccional e para o prefeito Omar Najar (PMDB) que são os três encaminhamento que a comissão tinha aprovado”, afirmou o relator.
Já Chocolate afirmou ter pedido vistas para deixar para a próxima legislatura. “Cria-se outra CEI. Que os novos vereadores vem e se querer investigar que comecem de novo”, resumiu.
Sobre o comissão do caso da merenda, Chocolate afirmou que a situação já foi esclarecida no âmbito estadual. “Desde que a CEI da merenda já foi protocolada em São Paulo, já foi encerrada. Em São Paulo nem meu nome foi citado”, disse Choco.