O receio da população chinesa de ser infectada pelo coronavírus tem causado uma movimentação que pode beneficiar o mercado automobilístico local. ?? o que mostra a pesquisa on-line ???Impact of coronavirus to new car purchase in China???, realizada pela Ipsos com 1620 entrevistados do país asiático.

O estudo aponta que a utilização de transporte público diminuiu no país desde o surto da doença. 56% dos ouvidos pela pesquisa afirmam que utilizavam metrô e ônibus como meio de transporte no período anterior ao coronavírus. Atualmente, apenas 24% usam estes transportes coletivos.

Em contrapartida, o uso de veículos próprios tem aumentado. Se anteriormente 34% tendiam a se deslocar com seus automóveis, hoje quase o dobro, 66%, preferem se locomover dessa maneira.

Entre a parcela entrevistada que hoje não possui carro ??? 37% do total ???, 72% expressaram a intenção de adquirir um veículo próprio. E a principal razão para o automóvel ser um objeto de desejo tem ligação direta com o surto da doença. Quase oito em cada dez pessoas (77%) citam a redução da chance de infecção como motivo para querer comprar seu veículo.

Acima de design, marca, preço, potência e conforto, as características que mais impactariam essa aquisição, segundo os chineses, estão ligadas à saúde. Sistema de ar condicionado com filtro antigermes, por exemplo, é um item essencial para 51% dos ouvidos. Metade (49%) também considera importantíssimo que o material utilizado para o interior do carro seja antibactericida.