Apesar da presença de 10 dos 19 vereadores na audiência pública de cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2016, na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Americana, os principais questionamentos em relação às contas públicas da cidade ficaram por conta dos ex-vereadores Luciano Corrêa (PSD) e Celso Zoppi (PT).
Técnicos da prefeitura de Americana apresentaram dados referentes à receita e despesa do município nos últimos quatro meses de 2016 e também no quadro consolidado do ano. Foram apresentados ainda os resultados das autarquias, dados de comprometimento do orçamento com folha de pagamento e ainda os investimentos em educação e saúde obrigatórios por lei.
O principal apontamento de Luciano foi o Ameriprev. O ex-vereador questionou o atual secretário de fazenda, Ricardo Lopes Fernandes, se a prefeitura está fazendo os depósitos. Segundo Luciano, a prefeitura está recolhendo os valores dos servidores mas de acordo com a resposta do secretário, o repasse não está sendo feito.
Luciano ainda rebateu os discursos da prefeitura em relação à lei de responsabilidade fiscal. O ex-parlamentar afirma que com o aumento do IPTU, CIP, taxa de lixo e alíquota do ISS, a prefeitura consegue chegar no limite exigido de 54%.O montante arrecadado com esses reajustes, segundo ele, é de aproximadamente R$30 milhões.
Da atual legislatura, entre os presentes, o único a levantar alguns questionamentos foi o petista Padre Sérgio. O ‘silêncio’ dos demais vereadores e a atuação de Zoppi e Luciano chamaram a atenção.