Na tarde desta quarta-feira (13), o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, esteve na PCH (Pequena Central Hidelétrica de Americana), para acompanhar a retomada da retirada das macrófitas (aguapés) da Represa de Salto Grande e discutir com representantes da CPFL Energia o andamento da ação.
De acordo com levantamento da empresa, estão sendo retirados mecanicamente, desde dezembro de 2018, 1 hectare de plantas aquáticas por dia, equivalente a 10 mil metros quadrados de aguapés. A remoção está sendo feita por meio de um barco-trator, dois caminhões basculantes, dois barcos e uma escavadeira.
O secretário enalteceu o trabalho que vem sendo feito e cobrou o plano emergencial da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), autorizando a retirada dos aguapés por meio da comporta de superfície. ???Fizemos um levantamento e a operação está acontecendo. São tirados mais de 50 caminhões de aguapés por dia e é um avanço, mas ainda é distante do necessário. A determinação do prefeito Omar Najar é não ter tolerância alguma com essa questão e estamos cobrando também a CETESB para apresentar o plano emergencial com outras determinações que podem aumentar o volume de retirada das plantas. No final deste mês, a CPFL irá apresentar o estudo feito durante um ano, dizendo quais as formas mais assertivas que devem ser empregadas para minimizar ainda mais a presença dos aguapés na Represa???, disse o secretário Odair.
O secretário cobrou também da CPFL um cronograma de ações de roçagem de áreas sob linhas de alta tensão da cidade.