A equipe de Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste (GMs Valdemir e Rogério) foi verificar a prática de caça ilegal de pássaros silvestres próximo à Represa São Luiz. Com o apoio da viatura do Inspetor Edgelson e GCM Reatto, houve o flagrante de (J.L.S.N) e (L.L.S) no local com uma gaiola e quatro alçapões acoplados e outro alçapão armado em uma árvore.
Os dois confirmaram que faziam a prática de caça de aves silvestres e que também hava mais pássaros em suas residências.
No local foram localizados mais 6 pássaros na residência de (L.L.S), sendo 3 Coleirinhas, 1 Coleirinha Papa Capim e 2 Canário da terra, e na casa de (J.L.S.N), foram localizados mais 63 pássaros sendo: 18 Coleirinhas, 11 Canário da Terra, 4 Chupim, 1 Maritaca, 3 Pássaros Preto, 2 Correntino, 4 Curió, 1 Trinca Ferro, 3 Sábias, 3 Tico Tico, 3 Tico Tico Rei, 5 Tiziu e 5 Garibalde, todos em gaiolas e sem autorização do órgão competente para ter em cativeiro.
Foram acionados a Polícia Militar Ambiental que lavraram um auto de infração ambiental no valor de R$ 3.000 para (L.L.S) e para (J.L.S.N) o valor de R$ 49.500. Dados apresentados no plantão policial, onde ambos responderam pelo artigo 29 da Lei De Crimes Ambientais.As aves foram vistoriadas por um profissional competente que emitiu um alvará de soltura e após soltas em seu habitar natural.
SOLTURA- A soltura das aves aconteceu no Parque Aimarata em uma área monitorada. 
Algumas aves passarão por reabilitação sendo que as aves que foram capturadas este final de semana pelos caçadores foram libertadas!!CurioPássaro pretoCanario da terraColeirinhoAzulão Tico ticoTico tico reiTrinca ferroPeriquitãoSabiá laranjeiraSabiá barrancoSabiá poca