Com a crise econômica, a dificuldade em pagar o aluguel levou o casal de idosos Cláudia Rodrigues e José Souza, de Hortolândia (SP), a morar dentro de um contêiner em Campinas (SP). A moradia improvisada de 6 metros de comprimento por 2,40m de largura foi doada por um desconhecido em janeiro deste ano, quando os aposentados construíam um barraco de madeira na região central do município.
“Eu pagava R$ 600 mais a luz. Aí eu fui procurar outro lugar. Se eu tivesse pagando aluguel eu já estaria devendo uns 10 meses. E dever é chato, eu não gosto”, conta o morador de 75 anos, sobre preferir morar no conteiner do que ficar endividado.
Aposentadoria gasta com remédiosO espaço onde moram hoje é abafado e conta com poucos móveis. A maior parte do salário mínimo que ganham é gasta com remédios. Na terça-feira (8) , quando receberam uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, o almoço deles era arroz com banana. Os alimentos e a água vieram de doações.
De acordo com o idoso, eles também não podem se dar ao luxo de tomar banho sempre. “Toda semana eu tomo um banho. Se tomar dois, a água acaba antes do dia”, lamenta.
Sonho da casa própriaO casal chegou a entrar na fila da casa própria, mas ainda não conseguiu. Só em Campinas, mais de 33 mil pessoas estão na espera.
Ao redor do contêiner, eles criam galinhas e têm uma pequena plantação, onde passam o tempo a espera de um lugar melhor para viver. “?? um sonho. Eu sempre penso e sonho com isso, de ter um lugarzinho meu e dela”, desabafa. G1