A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), recebeu na última segunda-feira, dia 4, o diretor da Anhanguera Faculdades, Ricardo Luís Martins Veronesi, para tratar de detalhes sobre a participação da unidade local da universidade na pré-seleção de municípios para a implantação de curso de graduação de Medicina por instituição superior privada, prevista pelo Ministério da Educação.
Segundo Veronesi, nesta primeira etapa da pré-seleção serão analisados a estrutura de equipamentos públicos e os programas de Saúde existentes no município, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos critérios de número de leitos do SUS (Sistema ??nico de Saúde).
O número de leitos disponíveis do SUS por aluno deve ser maior ou igual a cinco. Ou seja, para um curso com 50 vagas, o município deverá possuir, no mínimo, 250 leitos disponíveis pelo SUS. ???Nada impede que as prefeituras das cidades vizinhas sejam parceiras neste momento???, ressaltou o diretor, que terá que fechar estes dados até a próxima sexta-feira, dia 8.
Cristina garantiu que o Município vai auxiliar institucionalmente a Anhanguera a obter a autorização para oferecer o curso na cidade e já marcou para a próxima quinta-feira, dia 7, uma reunião com os prefeitos e secretários de Saúde das cidades vizinhas, como Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor, Paulínia e Americana.