DAE reforça sistema de captação de água bruta na Represinha (SBO)

Leia Mais  notícias da cidade e região   

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realizou a instalação de um novo conjunto motobomba e de painéis elétricos na Estação Elevatória Santa Alice, conhecida como Represinha, reforçando o sistema de recalque de água bruta para as Estações de Tratamento de Água (ETAs) II e IV.

Além do conjunto motobomba, foram adquiridos três painéis elétricos com inversores de frequência — dois instalados na Represinha e um na ETA IV. O investimento total é de aproximadamente R$ 300 mil.

O novo conjunto motobomba passa a operar como suporte aos dois motores e bombas já existentes que atendem a ETA IV, unidade responsável pelo tratamento e distribuição de água para toda a Zona Leste, parte da Zona Sul e bairros adjacentes. A medida garante maior segurança operacional, mantendo a vazão de água para tratamento mesmo em situações de manutenção de um dos conjuntos principais, ao funcionar como sistema de reserva.

DAE reforça sistema de captação de água bruta na Represinha (SBO)

Eficiência

Os novos painéis elétricos atuam no controle e comando dos motores, proporcionando maior eficiência operacional, melhor desempenho dos equipamentos e redução de custos com manutenção e consumo de energia elétrica.

A Represinha é o principal ponto de captação de água bruta do município, recebendo águas das represas Areia Branca, São Luiz e Parque das Águas. A estrutura conta com sete conjuntos motobombas responsáveis pelo envio da água para tratamento nas duas estações em operação na cidade, a ETA II e a ETA IV.

Esse reforço no sistema de bombeamento da Estação Santa Alice integra o conjunto de melhorias necessárias para o enfrentamento das novas condições climáticas, contribuindo para a segurança hídrica do município.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP