Responsável por tratar todo o lodo do processo de tratamento de esgoto (resíduo sólido gerado no processo do esgoto tratado), o biodigestor anaeróbio, que opera na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carioba, passou por uma reforma completa, aumentando a eficiência de adensamento de lodo.
 
No tratamento de esgoto da cidade, realizado pelo Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE), o lodo é separado e enviado ao aterro sanitário. O biodigestor executa exatamente essa função, a de reduzir o volume, retirando a água e aumentando a concentração dos sólidos. Na reforma, foi realizada a impermeabilização com o tratamento estrutural das paredes e lajes, a troca das tubulações, instalação de bombas, sopradores e queimadores de gás. Isso permite uma melhor eficiência no processo de adensamento, pois quanto maior a concentração de sólidos nessa massa, menor será a despesa com a disposição final de resíduos.
 
Segundo Guilherme Maziviero, chefe da divisão de tratamento de esgoto do DAE, a reforma foi complexa, e entrará em fase de testes nas próximas semanas. ???Essa unidade é muito importante no processo, uma vez que se trata de uma melhoria na eficiência quanto à gestão dos resíduos sólidos provenientes do processo de tratamento de esgoto, não só pela economia, mas como pela questão ambiental???, explica.
 
E explica ainda que quanto menor quantidade de água contida nesse lodo maior a vida útil do aterro. Os gases gerados nessa decomposição são tóxicos e inflamáveis, e a queima desses gases os converte em produtos inertes, água e gás carbônico, menos nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. Para Carlos Gimenez Zappia, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, a redução do lodo reflete principalmente no meio ambiente.
 
???A biodigestão anaeróbica que ocorre nesses equipamentos permite a redução do volume de material sólido gerado promovendo uma economia ambiental considerável no que tange à disposição desses sólidos em aterros específicos, além de permitir o retorno dos líquidos para o início do processo de tratamento para que sejam também tratados, o que representa mais um ganho na matemática ambiental???, ressalta Zappia.