O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste, por meio do setor de Meio Ambiente, trabalha desde terça-feira (21) na manutenção da mata ciliar da represa São Luiz com plantios de mudas de árvores e os tratos culturais. A medida visa o reflorestamento e o enriquecimento das diversidades de espécies nativas regionais, além de reforçar a limpeza nos aceiros da mata a fim de evitar a propagação de possíveis focos de incêndios.
O plantio conta com 1.000 mudas de árvores de 50 espécies diferentes que serão plantadas para cobrir algumas áreas espalhadas pela mata ciliar. Entre as espécies estão a pau-d???alho, ipê-amarelo, pata-de-vaca e pau-pólvora, esta última o setor está ampliando a quantidade de mudas por se tratar de uma árvore cujo fruto atrai presença de morcegos, os quais são grandes dispersores de sementes florestais que ajudam no reflorestamento.
???Apesar de não ser a época adequada para o plantio, aproveitamos as condições climáticas atípicas que ocorreram no início deste mês com as chuvas intensas e a geada que atingiram a região, fatores que contribuíram para o que chamamos de tratos culturais mínimos, ou seja, o solo úmido e o capim queimado pelo frio facilitaram os procedimentos de capinação e de abertura dos ???berços??? para o plantio das mudas, além de favorecer o ambiente para o desenvolvimento das plantas???, mencionou a chefe de Divisão de Meio Ambiente do DAE, Mônica Tortelli.
O plantio integra uma compensação ambiental firmada com o Ministério Público Estadual, através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) pela construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos II. Outros serviços, como a manutenção nos aceiros, a limpeza nas áreas consolidadas e preservação da regeneração natural da mata, também são realizados no local.