Em resposta ao requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), a Prefeitura informou que, das 1.360 pessoas convocadas para aquisição de um apartamento do empreendimento particular Joias de Santa Bárbara, até o dia 5 de abril, último dia de atendimento exclusivo dos convocados, apenas 19 haviam assinado contratos com a Construtora HM.
Segundo a Secretaria de Planejamento, foram indicadas à empresa, por meio de convocação de edital, 136 servidores municipais e 1.224 da população inscrita no cadastro habitacional do município. Além dos 19 contratos fechados, 86 propostas de compra estavam em andamento até o dia 5 de abril. A considerar os contratos assinados, o número representa apenas 1,4% do total de unidades habitacionais. Se computar as propostas em andamento, o índice se aproxima de 8% das unidades.Problemas financeiros e pessoais são os principais motivos que explicam a baixa adesão para a compra dos apartamentos, de acordo com a empresa HM.
Quanto ao Residencial Bosque das Árvores, com a construção de 1.320 unidades habitacionais, no Parque do Lago, a Prefeitura informou que as obras estão em estágio avançado e os condomínios que foram implantados em diferentes etapas estão um em cada fase próximos de serem concluídos, com cerca de 80% das obras executadas. As entregas dos apartamentos populares estão previstas para ocorrerem entre julho e agosto deste ano. A primeira lista com nomes de 460 beneficiados já foi divulgada pela Caixa Econômica Federal.
A Administração informou que com a entrega dos apartamentos e a mudança das famílias para as unidades habitacionais, será desativado o Acampamento Zumbi dos Palmares, na zona leste. Sobre a desocupação, a Promoção Social esclareceu que ela será realizada através da aplicação de plano de remoção por meio de acompanhamento profissional e pessoal de apoio da Prefeitura de forma intersetorial principalmente com relação à segurança das famílias e transporte de seus pertences. Atualmente, cerca de 15 mil pessoas continuam no cadastro habitacional da Prefeitura. Sobre futuros projetos habitacionais, a Prefeitura informou que, no momento, não há nenhum projeto habitacional em desenvolvimento pela administração.