Mudar. Essa simples palavra que faz parte da essência humana, também gera sentimentos ambíguos, como expectativa e medo. ??s vezes motivadas por necessidade, às vezes pela busca por novos desafios, mudanças não são simples, mas podem ser recompensadoras, principalmente quando associadas ao orgânico mundo do trabalho e todas as suas transformações.
Um dos exemplos positivos de que mudar faz bem é Carolina Mayumi. Formada em arquitetura, ela passou por todos os estágios necessários antes de concluir a faculdade e, logo em seguida, foi contratada por uma empresa do segmento. Porém, instabilidades econômicas afetaram os negócios, houve corte de funcionários e ela se viu desempregada pouco mais de um ano após a efetivação.
Para não ficar parada, Carolina foi trabalhar em uma loja de bicicletas. No comércio, fazia um pouco de tudo, de vendas à decoração, além de amadurecer a ideia de trocar de área. Fã de moda, Carolina começou a frequentar palestras e workshops no Senac Americana e foi pegando o gosto pelo setor. ???Naquele ambiente, o plano para mudar foi ganhando forma e, ainda sem muita certeza, me matriculei no curso Consultoria de Imagem, também na unidade. Foi aí que tudo se transformou. A capacitação me fez enxergar muitas possibilidades e isso foi me animando cada vez mais???, descreve.
Paralelamente ao trabalho e ao curso, ela desenvolvia bolsas de palha e acessórios e postava as fotos dos objetos nas redes sociais, apenas como hobby. No entanto, diversas pessoas se interessaram pelos produtos e, então, Carolina partiu para o empreendedorismo. Com os direcionamentos assimilados no Senac Americana, a ex-arquiteta colocou suas produções no meio digital e as encomendas dispararam. ???Poucos meses após iniciar as vendas pela internet, sai definitivamente da loja de bicicletas para me concentrar no novo negócio. Hoje, olhando para trás, vejo que tomei a decisão certa???, avalia.
A propaganda boca a boca ajudou na expansão e as parcerias com influenciadores digitais da região ampliaram a base de clientes. Com isso, a marca Carol M, inspirada em seu nome, se fortaleceu. A atuação proativa nas redes sociais, com destaque para o Instagram, também a transformou em uma influenciadora e, atualmente, seus perfis são peças fundamentais para o e-commerce. 
Fora isso, ela continua estudando e já concluiu outros cursos no Senac, como Marketing Pessoal: imagem e carreira, Como Desenvolver sua Imagem e Estilo Pessoal e Etiqueta Social. ???A instituição me ajudou muito na transição de uma carreira para outra e os cursos foram fundamentais para o posicionamento da minha marca. A ideia é não parar nunca e seguir me reinventando e empreendendo. Desta maneira, quero ampliar a atuação da Carol M futuramente e, quem sabe, até abrir uma loja física???, planeja.