Com 24 casos positivos, sendo 17 contraídos no próprio município e sete importados, os agentes de controle de vetor e de promoção em saúde do Programa Municipal de Controle da Dengue têm intensificado os trabalhos. Arrastões, busca-ativa e nebulização são exemplos das atividades que o setor realiza no dia a dia. Nos últimos dias, os agentes estiveram no Zanaga, Mathiensen, Parque Novo Mundo, Werner Plaas e Vale das Paineiras.
Antonio Donizeti Borges, subsecretário da Unidade de Vigilância em Saúde, comentou que os bairros com casos positivos recebem o trabalho de nebulização. ???O objetivo é eliminar criadouros e consequentemente minimizar os impactos da transmissão da dengue na cidade. A participação dos moradores é fundamental para manter os ambientes livres de criadouros???, disse Donizeti.
Os bairros com maior número de suspeitos são o Santa Catarina, Nova Americana e São Roque. ???São nesses locais que o Programa está atuando nesta semana com a remoção de criadouros???, falou Borges.
Além dessas atividades, o Programa Municipal de Controle da Dengue está realizando exposição educativa no bairro Mário Covas, atendendo às reclamações e visitando pontos estratégicos e imóveis especiais.
A Secretaria de Saúde relembra que medidas simples podem ser tomadas para combater a dengue como, por exemplo, remover tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; lavar com escova e sabão os utensílios usados para guardar água;virar todas as garrafas com a boca para baixo; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada fora do alcance de animais; manter bem tampados caixa, tonéis e barris d???água e encher de areia, até a borda, os pratos de plantas.