Em parceria com o Setor de Zoonoses, órgão da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, a Coden Ambiental está dando sequência à segunda etapa anual do programa de desinsetização da rede de esgoto. A ação da concessionária responsável pelos serviços de Saneamento Básico do município envolve os serviços de desbaratização e desratização em aproximadamente 2.300 poços de visita espalhados nos 53 bairros da cidade. A desbaratização foi completada em novembro e a desratização, iniciada em seguida, deverá ser concluída até o final de janeiro do próximo ano.
Os poços de vista são desinsetizados duas vezes por ano, sendo uma a cada semestre. Em 2021, os serviços vêm sendo executados pela empresa InovControl, contratada pela Coden, e fiscalizados pelo Setor de Zoonoses, que estabeleceu o cronograma de trabalho contemplando cinco regiões.
Os poços de visita da “região 1” já foram desratizados e os serviços prosseguem agora na “região 2”, com início no Jardim das Palmeiras, desde sexta-feira (17/12). Veja como foi feita a divisão da cidade em “regiões” para ambos os serviços.
1. Jardim Capuava, Jardim Alvorada, Santa Rita I, Condomínio Firenze e Nápoles, Jequitibás, Santa Rita II, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo), Jardim dos Ipês, Jardim dos Lagos.
2. Jardim Palmeiras, Jardim São Manoel, Altos do Klavin, Parque Residencial Klavin, 23 de Maio, Maria Raposeiro Azenha, Jardim Éden, Campos Verdes, Vila Nova, Lopes Iglesias, Green Village, Letônia, Jardim Conceição.
3. Pinheiros, Campo Belo, Condomínio Hípica, Eucaliptos, Condomínio Primavera, Condomínio Imigrantes, Jardim Maria Helena, Bela Vista, Santa Rosa, Jardim Europa, Centro.
4. Condomínio Cerejeiras, Jardim Marajoara, Novos Horizontes, Mathilde Berzin, Jardim Planalto, Parque Fabricio, Distrito Industrial, Jardim Eneides.
5. Jardim São Francisco, Residencial Fibra, Santa Luiza I e Santa Luiza II, Nossa Senhora de Fatima, Triunfo, São Jorge, Jardim Florida, Vila Azenha, Jardim Fadel.
De acordo com a veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses, a desratização ocorre em duas fases e, em alguns casos, pode incluir uma terceira aplicação de reforço.
“Na primeira, são aplicados raticida em blocos de iscas parafinadas e pó de contato em pontos estratégicos de tocas, ninheiras e passagem de roedores. Após sete dias, os poços de visita são novamente abertos e, quando verificado que a isca foi consumida, o raticida é novamente aplicado. Depois de mais sete dias, uma outra aplicação é feita apenas nos poços onde houve reposição da isca”, explicou.
Mais informações sobre a desratização podem ser obtidas no setor de Zoonoses, localizado na Rua Independência, nº 581, Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o (19) 3466-3972.