No Dia do Estudante, comemorado nesta quinta-feira, três alunos do Ensino Médio da Escola Integrada Educativa rasparam a cabeça em solidariedade às crianças com câncer. A iniciativa aconteceu durante visita à Casa Ronald McDonald Campinas, instituição que atende famílias com crianças em tratamento contra a doença.
A atitude dos jovens emocionou os colegas e os professores e surpreendeu até as crianças atendidas pela casa. Apenas os professores e os pais, que autorizaram a iniciativa, sabiam da decisão. Os colegas de classe foram surpreendidos e não esconderam a emoção.
Henrique Roberto Tanner, 17 anos, foi um dos alunos que mudaram o visual em nome da solidariedade. E não se arrependeu do resultado. “Conhecendo a rotina das pessoas aqui, vejo que temos tudo e mesmo assim reclamamos demais”, comentou. Rafael Couto Gadioli, 17 anos, que também raspou a cabeça, disse que tomou a atitude para mostrar que é igual a todo mundo. Bruno Dyan Gonçalves, 16 anos, conta que foi a primeira vez que esteve em uma entidade ligada ao tratamento de câncer. Bruno também raspou a cabeça.
Quarenta e oito alunos visitaram a Casa Ronald McDonald na tarde desta quinta-feira. Os estudantes levaram doações de alimentos e diversas tiaras e bonés. Adriele, 10 anos, há dois meses na entidade, ganhou uma sacola cheia de tiaras. “Eu adorei”, disse a pequena paciente.
Estímulo à solidariedadeA ida à instituição faz parte do calendário do projeto Educativa Solidária, iniciativa desenvolvida pela escola para estimular a solidariedade e o voluntariado entre os alunos. A professora Ednalva Correia, coordenadora do projeto, explica que a iniciativa aproxima os estudantes de diferentes realidades. Este ano, os alunos já visitaram três entidades na região.
Casa Ronald McDonaldA Casa Ronald Mc Donald Campinas tem capacidade para atender 56 crianças, mais acompanhante. Atualmente, 22 crianças estão abrigadas na instituição. Augusto Meneguetti, analista de comunicação, conta que a campanha McDia Feliz é responsável por 40% do faturamento da instituição.