Operação foi iniciada ainda na madrugada desta quinta-feira (28) e foi realizada em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, como resultado de uma longa investigação sobre integrantes de uma associação para o tráfico que abastecia cidades da região

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Piracicaba, com o apoio de homens da GAMA (Guarda Municipal de Americana) realizaram no início da madrugada desta quinta-feira (28) uma operação que resultou na prisão de dez pessoas, além da apreensão de 6,2 quilos de drogas, veículos, armas e dinheiro. A Guarda americanense foi solicitada porque a ação foi iniciada em Americana, pelos bairros Parque Novo Mundo, Parque Universitário e Parque Gramado. As diligências se estenderam até Santa Bárbara d’Oeste, nos bairros Parque Zabani e Jardim Europa, além de outra equipe da DIG que também atuava em Piracicaba no mesmo caso.

A GAMA prestou apoio à operação com um total de nove viaturas: quatro operacionais, duas da ROMEP (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva), duas da inspetoria e uma do Canil para detectar a presença de entorpecentes. A ação da Guarda teve o comando dos inspetores Dorcílio e Archioli, em operação comandada pelo delegado Fernando Dutra, da DIG piracicabana.

Os homens da GAMA e da DIG prenderam dez pessoas, todas levadas à sede da Delegacia na cidade de Piracicaba.

O delegado Fernando Dutra esclarece o caso à imprensa na nota que se segue:

Em meados de dezembro de 2012 os policiais da Delegacia de Investigações Gerais de Piracicaba iniciaram investigações no sentido de identificar e desarticular integrantes de uma associação para o tráfico que vinha abastecendo outros traficantes desta cidade e região. Após quase dois meses de ininterruptas diligências, os policiais conseguiram identificar os integrantes da referida associação que tem como líder J.L.G. da S., e como segundo homem da ordem hierárquica G.P.dos A.

Foi realizado o levantamento dos locais utilizados pela associação para o tráfico para armazenar o entorpecente comercializado e após a identificação de todos os endereços foram obtidos mandados de busca junto ao MM Juiz de Direito da 3a Vara Criminal de Piracicaba para serem cumpridos nestes locais.

Nesta data, dando cumprimento aos mandados e visando fechar a investigação, foram encontrados e apreendidos, dentre outros objetos e documentos:

– 175 porções de crack;
– 4 tijolos de cocaína;

– 2 tijolos de maconha;

– 213 porções de maconha;

– 6.595 tubetes com cocaína;

– 3 porções médias de maconha;

– 2 revólveres;

– 1 pistola;

– 6 veículos;

– 2 motocicletas;

– Aproximadamente R$ 2.000,00 em dinheiro;

– Embalagens para fracionar entorpecentes;

– Substâncias químicas utilizadas na preparação do entorpecente.

Em razão das investigações previamente realizadas, do entorpecente, armas e demais objetos foram apreendidas dez pessoas, que foram autuadas em flagrante por infração aos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, 16 parágrafo único, inciso IV da Lei 10.826/03.

Para as diligências os policiais da DIG contaram com o importantíssimo apoio da Guarda Civil Municipal de Americana, que com a equipe do Canil conseguiu localizar, enterrada em um terreno situado na Rua João Milena, no bairro Parque Gramado, em Americana, parte do entorpecente apreendido e duas armas de fogo.

As prisões foram feitas nas cidades de Piracicaba, Americana e  Santa Bárbara d’Oeste.

A importância destas prisões se dá pelo fato de ter sido desarticulada uma importante associação para o tráfico com forte atuação nas cidades de Americana, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.