Os alunos da EMEF Florestan Fernandes, do bairro Morada do Sol, foram convidados a serem agentes ambientais para denúncia de descartes irregulares e queimadas, auxiliando os trabalhos de fiscalização. Esse foi um dos objetivos alcançados durante a campanha de Educação Ambiental, que teve início nesta terça-feira, realizada dentro da ???Ação Integrada de Combate às Queimadas???, que faz parte do projeto ???Sou responsável pelo local que vivo e convivo???, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
No total, 900 estudantes devem receber orientações com o objetivo de envolver a população na preservação ambiental, limpeza da cidade e no combate às queimadas. A atividade foi realizada em 15 classes e outras 14 recebem o trabalho de educação ambiental nesta quarta-feira (16). Na sexta-feira (18), o trabalho de conscientização será voltado para os comércios localizados na Rua China, que fica na divisa dos bairros Morada do Sol e Parque das Nações.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke, essas informações serão propagadas pelos alunos aos familiares. ???Os estudantes ficaram impressionados quando souberam que a região em que vivem teve o maior índice de queimadas no município. A importância de diminuir essa quantidade e os malefícios dessa prática para a saúde da população, o meio ambiente e a qualidade do ar, também foram abordados???, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, destacou a importância da ação de conscientização. ???Este é o pontapé inicial para um projeto muito maior, que vai atender toda essa região, identificada como a mais problemática no que se refere à incidência de queimadas. Temos que fazer as informações irradiarem de maneira intensificada e mudando de fato as atitudes da população???, considerou. ???Importante ressaltar que aqueles que forem flagrados fazendo descartes irregulares ou provocando queimadas serão penalizados de acordo com o que determina a lei???, completou.
Durante a atividade na escola, também foi informado sobre o mutirão de limpeza que está sendo realizado na região pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e sobre a localização dos ecopontos existentes no município.
A ???Ação Integrada de Combate às Queimadas??? envolve as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Habitação, Defesa Civil, Planejamento e Gama (Guarda Municipal de Americana).
Denúncias
Denúncias de descartes irregulares e queimadas podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no telefone (19) 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e (19) 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.
As infrações referentes a queimadas são passíveis de multa no valor R$667,77 e de descarte irregular o valor é de R$ 948,08.
Diagnóstico
Após a realização de um diagnóstico sobre a incidência de queimadas na cidade, apontando 94 focos de queimadas registrados de janeiro a maio deste ano, foi elaborado um relatório identificando os locais por área de planejamento. O mapa foi elaborado pela Secretaria de Planejamento a partir dos dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e das ocorrências de queimadas lavradas em boletim de ocorrência pelo Grupo de Proteção Ambiental – GPA.
Para o período de 01/01/2017 a 31/05/2017, com base nas informações obtidas no INPE, foi observado que o satélite do INPE registrou sete ocorrências de queimadas em Americana. Já o Grupo de Proteção Ambiental ??? GPA registrou para o mesmo período 94 focos de queimadas, sendo 22 na área de ???Planejamento 06???.
A campanha de Educação Ambiental tem previsão de duração de quatro meses nesta área de planejamento, que é formada pelos bairros: Balsa, São Jerônimo, Jardim Bazanelli, Jardim da Balsa ll, Jardim da Paz, Jardim das Orquídeas, Jardim Dona Rosa, Mario Covas I, II e III, Jardim Novo Horizonte, Jardim São Roque, Morada do Sol, Parque das Nações, Parque Residencial São Jerônimo, Parque Gramado, Parque da Liberdade.