Diante do avanço da tecnologia em muitos campos da vida cotidiana, seja no comércio, na imprensa, na transação de informações/dados, e até nos relacionamentos humanos, Cris Grazina, que é jornalista e gestor de políticas públicas formado pela Unicamp, envolvido desde a graduação com o desenvolvimento de Apps e sites relacionados à web-cidadania, está construindo com o apoio de outros jovens uma plataforma que vem sendo chamada de “Uber da Política”.
Tecnologia aposta no conceito de democracia direta onde se diminui o poder dos intermediários entre eleitores e o governo com forma de engajamento sobretudo dos jovens na política. A tecnologia consiste na construção de um portal que recolherá propostas de usuários que se disponham a se tornar “deputados adjuntos”.
“Com o advento do facebook, acabou a figura do ‘formador de opinião’. Hoje em dia, qualquer um pode expor o que pensa e viralizar na internet. No século XXI a comunicação não é só de ida, mas agora o ouvinte, leitor, telespectador também é um polo ativo dessa relação. A internet vai revolucionar também o papel dos políticos, que antes se viam enquanto super-heróis que agraciavam o povo com sua liderança. Isso acabou, as pessoas agora querem falar e fazer por si mesmas, querem ser protagonistas de sua própria história”- diz Grazina.