Um profissional atualizado em um mercado em constante mudança. Essa é a visão das empresas quando recebem o currículo de um profissional com a titulação de MBA (Master of Business Administration). Vista pelas empresas como uma formação que prepara para a tomada de decisões, o executivo de MBA tem como um dos principais atrativos a fácil adaptação a novos projetos e, como recompensa, a valorização salarial e profissional.
Uma pesquisa realizada pela MBA Alumni Brasil, grupo que integra escolas de MBAs internacionais, e pela consultoria de gestão de negócios Hay Group, revela que 85% dos executivos receberam uma proposta de emprego após a conclusão de um curso de MBA e todos tiveram aumento salarial.Segundo professor de Gestão de Pessoas do curso de Pós-graduação e MBA da IBE-FGV, Leandro Garcia, atualmente, a procura por essa titulação é grande, tendo em vista que a formação concilia experiência acadêmica e prática. ????? um diferencial enorme. O profissional de MBA ganha mais e é muito procurado e valorizado nas empresas. Na seleção, quem tem MBA é muito bem visto, pois demonstra conhecimento e atualização contínua???, destaca.
O engenheiro Alexandre Bueno sentiu a alta valorização ocasionada pelo curso de MBA antes mesmo de começar o curso. Ele conta que assim que se matriculou, recebeu três convites para entrevistas. ???Eu nem havia começado a ter aulas, pois ingressei no final do ano passado. O simples fato de já ter feito a alteração no currículo me fez ter uma valorização muito grande, tanto pelo curso quanto pelo gabarito da instituição escolhida. Fui contratado para ser coordenador de produção em uma grande empresa da região e, na seleção, disseram que o curso foi decisivo para a contratação. Com isso, tive uma evolução na carreira e no salário???, conta Bueno, que inicia as atividades do curso de MBA em Gestão da Produção e Qualidade na IBE-FGV de Jundiaí neste semestre.
Para ter sucesso, é preciso fazer o MBA certo na hora certa
O professor Leandro Garcia ressalta que o ritmo de um curso de MBA é diferente da pós-graduação e não é indicado para profissionais recém-formados na graduação. Segundo ele, é preciso ter alguma bagagem para poder aproveitar melhor todo o conteúdo da programação. Além disso, a descrição do curso também deve ser analisada. ???Hoje, muitas escolas oferecem cursos de pós-graduação como MBA, mas não são. O grande diferencial do MBA é a fusão entre a teoria e a prática. O MBA é mais indicado para profissionais consolidados que querem crescer ainda mais, aliando teoria e prática. Quem não tem experiência deve esperar para não perder dinheiro???, orienta.
Segundo o professor, atualmente as áreas que mais chamam a atenção para o MBA são Marketing, Gestão Empresarial, Suply Chain e Gerenciamento de Projetos, mas é preciso analisar a carreira como um todo e traçar objetivos claros para fazer a escolha. ???As empresas precisam de profissionais que tenham múltiplos conhecimentos e que saibam levar projetos com qualidade. Quem faz o MBA na área e na hora certa com certeza sai na frente???, destaca.