As pequenas e médias empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão investindo em inovação para fugir da crise. De acordo com o balanço do 1º trimestre da Desenvolve SP ??? Agência de Desenvolvimento Paulista, dos R$ 2,7 milhões desembolsados em financiamentos para a região, 70% correspondem a projetos inovadores de empresas que apostaram na criação ou melhoria de produtos, processos e serviços para alavancar os negócios.

???Investir em inovação, sobretudo em tempos de crise, é fundamental para que as empresas não percam competitividade e fechem as portas. Nesse sentido, as empresas da RMC têm se destacado, buscando alternativas para reduzir custos, aumentar receitas ou sua eficiência operacional???, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.
Além da inovação, os empresários da RMC investiram em expansão, modernização, compras de máquinas e equipamentos e operações de capital de giro. Na divisão setorial, as empresas prestadoras de serviços foram as principais tomadoras de recursos, responsáveis por 60% dos R$ 2,7 milhões desembolsados pela instituição. Na sequência aparece o comércio, com 34% e a indústria, com 6%.