A equipe de enfermagem da ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Parque da Liberdade realizou na manhã de ontem (20/9), um trabalho de busca ativa às crianças e adolescentes que não foram vacinados durante a campanha de multivacinação. O objetivo foi atualizar a caderneta de vacina dos menores e orientar os pais sobre a importância da prevenção e imunização de várias doenças, além de ampliar a cobertura vacinal no município. A enfermeira responsável da unidade, Myrna Batista de Oliveira, explica que o trabalho de casa em casa reforça o vínculo com a comunidade, fazendo com que se estabeleça uma melhor aceitação das ações de promoção da saúde. “Nós acreditamos que a vacinação nas casas possibilita maior proximidade entre profissionais e usuários, além de fortalecer a confiança dos pais sobre os serviços prestados pela ESF”, afirmou.
Durante a ação, 26 crianças entre um e 14 anos tiveram a carteira de vacinação verificada, sendo que sete delas receberam vacinas contra HPV, Pneumonia, Meningocócica C, Difteria, Tétano, Coqueluche, entre outras. Com a busca ativa, a enfermeira verificou que o déficit na campanha ficou abaixo da média, considerando o território de abrangência da unidade. Segundo Myrna, isto se deve ao trabalho realizado pela equipe durante a rotina. “O número de faltosos [na campanha] tem sido pequeno, isto graças à equipe de enfermagem, que entra em contato com os responsáveis sempre que as vacinas estão atrasadas”, esclareceu.
A campanha de multivacinação teve início dia 11 de setembro e no sábado (16/9) aconteceu o dia D, em que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Mathiensen, São Vito, Jardim Ipiranga, Antônio Zanaga 1 e 2, Parque Gramado, Jardim São José (região da Praia Azul) e Parque das Nações permaneceram abertas das 8h às 17h, para realizar as aplicações das vacinas. Até agora foram vacinados 640 menores e 1.047 doses aplicadas, considerando que uma mesma criança, ou adolescente, pode receber várias vacinas que estão atrasadas. A campanha irá até o dia 22 de setembro e a vacinação é destinada aos indivíduos de zero a 15 anos incompletos.