O escritor Luiz Biajoni fez sua lista com dezenas de filmes preferidos de 2024.

Ele publicou a lista em seu blog

Abaixo a lista de Biajoni

Foi um ano tão estranho que meu filme preferido é um indiano.

Foi o ano dos filmes de terror, dava pra fazer uma lista só com eles.

Na verdade, vi mais filmes Noir para pesquisa do novo romance que filmes novos.

Escritor Luiz Biajoni elenca seus filmes preferidos de 2024

1 – Aavesham – esse filme indiano é puro cinema, fazia tempo que não me divertia na tela. Tudo funciona.

2 – Longlegs – esse já não é um filme perfeito, está longe disso, mas a atmosfera que o diretor consegue aqui é única. Fiquei mimetizado, gostei de verdade dessa merda.

3 – Thelma – outro filme divertido, da velhinha que cai num golpe e parte para a vingança. Cinema tem que servir para esse tipo de coisa.

4 – Juror #2 – o filme do Clint é muito bem construído, cinema clássico, calcado em outros clássicos de tribunal com uma lufada nova. É mesmo muito envolvente.

Leia + sobre Famosos, artes e música

5 – Strange Darling – foi uma novidade, a montagem embaralhada que acrescenta camadas e promove as reviravoltas na história. Comecei a ver sem grandes expectativas e terminei com os olhos arregalados.

6 – Substance – acho que gosto desse por motivos diferentes do que li por aí, nas críticas. Gosto da ousadia do filme, de ser um gore experimental inserido no mainstream. Tem um pé no giallo, é cheio de referências, quase um filme para cinéfilos.

7 – Greatest Night in Pop – achei que fosse mais um doc de música que usa imagens antigas para entreter velhinhos como eu, mas é mais que isso: é mesmo o documento de uma época.

8 – Rebel Ridge – sou fã do Saulnier, não tem jeito, eu gosto dos filmes dele, como ele sempre tenta subverter as expectativas do espectador…

9 – Wicked Little Letters – as pequenas cartas obscenas que circulam pela cidade são cheias de palavrões – e é muito divertido ver esses palavrões no filme, que tem Olivia Colman e Jessie Buckley, com ótimo elenco de apoio. O melhor “baseado em fatos reais” do ano.

10 – Oddity – outro filme com ótimo clima; o filme do bonecão de madeira e da vidente cega. Confesso que tive uns arrepios nesse filme e foi um dos poucos que a marida aqui gostou de ter visto, apesar do gênero (ela não gosta de filmes de terror).

 

Escritor Luiz Biajoni elenca seus filmes preferidos de 2024

11 – Blink Twice – achei uma grata surpresa, esse filme da Kravitz. Também tem um ótimo clima, a gente vai tentando entender onde está o mistério e quando ele surge é arrepiante. Não muito crível, mas arrepiante. Me lembrou do “Ilha do Medo”, do Scorsese.

12 – Joker, Folie à Deux – ei, eu gostei desse, foi uma ótima experiência no cinema, fomos todos aqui e o filme rendeu boas discussões sobre expectativas que temos sobre os outros, a realidade de cada um, as fantasias que fazemos em nossas cabeças. E eu adoro musicais.

13 – Conclave  – quem não tem curiosidade de saber o que rola nos corredores do Vaticano? Mas é um pouco mais que isso, funciona como um thriller, é bem envolvente e bem dirigido.

14 – First Omen – eu li todos os livros e gosto de todos os filmes, sou fã do universo de “A Profecia”, então fui ver esse com desconfiança e foi outra ótima surpresa. Bem medo.

15 – Apartament 7A – outra prequel que gostei. Ora, queriam outro “Bebê de Rosemary”? O filme aqui é ótimo até no que desconstrói do clima onírico do filme do Polanski! Aliás, bom programa ver esse e depois o outro.

16 – Sasquatch Sunset – aparentemente só eu gostei dessa viagem, que é um recorte na vida de uma família de Pés-Grandes. Eu sabia que seria um filme estranho, mas me surpreendi com o que vi. Recomendei para algumas pessoas que odiaram, mas…

17 – Lowlifes – aqui, temos um filme que mais uma vez vai subvertendo nossa expectativa. Achamos que é o filme da família na cabana que enfrenta a vizinhança sádica, mas não é bem assim. Achei fresco, no melhor sentido.

18 – Hit Man – pq uma lista de filmes tem que ter uma comédia romântica.

19 – Made in EnglandThe Films of Powell and Pressburger – documentário que tem Scorsese reconhecendo o talento e a importância dos diretores ingleses que fizeram dezenas de filmes, um exatamente diferente do outro, revolucionando gêneros.

20 – Maxxxine – a terceira parte da trilogia do Ti West é a mais fraca, mas dá para acompanhar bem e vale sempre a pena ver a Mia Goth.

21 – The Last Stop at the Yuma County – parece um filme que já vimos outras vezes: pessoas reunidas num restaurante de posto de gasolina no fim do mundo. E merdas acontecem. Mas é bem feito e tem o Jim Cummings e gosto de tudo o que tem ele.

22 – Kneecap – divertida recriação da história de um inusitado grupo de rap irlandês, com tudo o que pode dar certo e errado.

23 – Woman of the Hour – É interessante, por ser uma história real, mas também esquecível. Bem feito, bom clima, acho que a Kendrick devia investir como diretora.

24 – Abigail – pq tem que ter um filme gore com uma criança bailarina vampira em uma lista de preferidos do ano, né?

25 – Ainda Estou Aqui – ainda não vi, por isso está aqui, por último. Não vi, mas já gostei: um filme que mostra o horror da ditadura merece estar em todas as listas.