A estreia da temporada 2014 da Fórmula 1 teve um vencedor alemão. O tetracampeão Sebastian Vettel não foi o germânico no pódio: Nico Rosberg, da Mercedes, assumiu a ponta na largada neste domingo e manteve a primeira colocação até a bandeirada final para vencer o GP da Austrália.
O segundo lugar ficou com um piloto da casa, Daniel Ricciardo, que teve bom desempenho com sua Red Bull. O pódio ficou completo com a presença do dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren.A prova foi marcada por problemas mecânicos e por acidente logo na primeira curva, quando o japonês Kamui Kobayashi acertou sua Caterham na Williams de Felipe Massa e tirou ambos da prova. O brasileiro, que fazia sua estreia na escuderia, se irritou e pediu punição ao colega asiático.
A corrida teve um início problemático, já que os pilotos precisaram fazer uma segunda volta de apresentação. Quando enfim houve a largada, Rosberg se saiu bem. O começo foi ruim para Massa, que se envolveu na batida com Kobayashi e foi jogado para fora da pista.
Além do brasileiro e do japonês, outros dois pilotos abandonaram logo na primeira volta. Tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel sentiu problemas em sua Red Bull ainda na volta da apresentação e teve que deixar a disputa. O britânico Lewis Hamilton também teve problemas mecânicos e deu adeus ao GP.