As famílias que estavam alojadas temporariamente no Ginásio de Esportes do bairro Antonio Zanaga mudaram na terça-feira (19) para as casas da Associação Beneficente Residencial Evangélico Benaiah, que cedeu o espaço gratuitamente, mediante assinatura de um contrato de comodato de 45 dias, no entanto após a mudança as famílias se recusaram assinar o documento.

A mudança ocorreu por conta da realização dos Jogos Regionais e a Prefeitura de Americana disponibilizou duas opções:  o Ginásio de Esportes do Jardim da Paz e o imóvel de propriedade do Benaiah, localizado no bairro São Domingos, que foi disponibilizado a partir de um pedido do prefeito Omar Najar, junto à entidade, por conta do frio dos últimos dias e pensando em uma melhor comodidade das famílias até que façam a locação de um imóvel através do aluguel social, benefício concedido pela prefeitura.
O Conselho Diretor da Associação Benaiah relatou estar decepcionado com a atitude das famílias abrigadas, por não aceitarem assinar o contrato de comodato, única condição colocada pela entidade. O presidente da associação, Hélio de Oliveira Camargo, relatou que o referido imóvel é o único patrimônio da entidade destinado à manutenção deste importante abrigo para os idosos carentes.
A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SHDU) de Americana envidou todos os esforços para solucionar a questão da assinatura do contrato, para que as famílias ficassem bem abrigadas até a locação de um imóvel, através do aluguel social. “Fizemos tudo que estava ao nosso alcance até aqui. Não sabemos os motivos, mas até alguns imóveis que conseguimos para locação, sem a necessidade de fiador, foram rejeitados pelo grupo. Lamentamos que a liderança do movimento tenha tomado tais atitudes”, relatou o secretario de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Charley Petter Cornachione.
Dez famílias já estão beneficiadas com o aluguel social por meio da edição e publicação dos decretos que concedem o benefício de aluguel social, no entanto, apenas uma locou um imóvel até o momento. A SHDU informou que tem disponível mais seis imóveis que aceitam locar através do programa e não exige apresentação de fiador.