O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), desenvolvido pelo Banco Central e Fenasbac, resultou em 17 novos projetos para inovação no Sistema Financeiro Nacional (SFN) que serão apresentados dia 12 de março das 9h00 às 18h00 na sede do Banco Central em Brasília. A edição de 2019 selecionou 20 propostas de 30 recebidas e 17 concluíram o ciclo de desenvolvimento de protótipos, entre eles, a Antecipa Fácil fintech de antecipação de recebíveis que propôs oferecer maior segurança às Empresas Simples de Crédito (ESC) em suas operações financeiras voltadas à pequenas e médias empresas.

O ministério da economia estimou que esses novos entrantes devem injetar cerca de R$ 20 bilhões por ano em novos recursos para pequenos negócios no Brasil. No entanto, são muitas as dificuldades e desafios que deverão afetar esses novos entrantes investidores. “Sem apoio e experiência, as ESCs podem correr muitos riscos fornecendo crédito para PMEs. Portanto, a Antecipa Fácil se colocou como um canal de aquisição de papéis e análise de riscos para que esses novos investidores tenham mais segurança ao financiar a produção de pequenas empresas”, explica Elber Laranja, cofundador e CEO da Antecipa Fácil

A abertura do evento será realizada por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil e Paulo Stein, Presidente da Fenasbac, em seguida ocorrerão as rodadas de apresentação de projetos que serão divididos em: pagamentos, infraestrutura de mercado, crédito e investimentos.

O Lift é um laboratório virtual que promove uma espécie de incubação online de projetos, com troca de ideias que vão aproximando as ideias de demandas reais e com suporte de grandes empresas de TI como Microsoft, IBM, AWS e Oracle. O evento será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do site do Banco Central, os projetos resultantes incluem tecnologias de blockchain, inteligência artificial, modelos de pagamento e novos modelos de aplicação para tecnologias já consagradas no mercado.