Um assalto a mão armada praticado no início da madrugada desta segunda-feira (16) na região da passarela da Cidade Jardim terminou com a ação eficiente da GAMA (Guarda Municipal de americana), culminando na prisão de dois acusados de envolvimento no crime, além da apreensão de um menor de idade na manhã de hoje em Americana. O adolescente foi liberado à mãe após o registro da ocorrência, enquanto os outros dois tiveram a prisão em flagrante decretada pelo delegado Robson Gonçalves de Oliveira, no 2º Distrito Policial, por roubo e receptação, e já foram transferidos à Cadeia Pública de Sumaré. As duas motocicletas roubadas durante a noite, mais uma que havia sido furtada na última quarta-feira (11), além de um revólver calibre 38 com duas munições, foram apreendidas.
 
O roubo aconteceu por volta de meia-noite e meia quando as vítimas, um rapaz de 20 anos e outro de 29, cada um em sua moto, foram abordados por dois indivíduos, um deles armado. Segundo as vítimas, eles exigiam que elas o levassem de carona para que praticassem assaltos durante a noite. Diante da negativa, um dos bandidos apontou a arma e efetuou o disparo, que falhou. ???Ele ainda tentou atirar mais três vezes, e todas falharam, foi quando eu corri e me escondi no mato???, relatou o jovem, que trabalha como auxiliar de isolamento térmico.
 
As duas motos foram levadas e as vítimas rapidamente fizeram a denúncia. Já com as características dos suspeitos, patrulheiros da GAMA passaram a fazer diligências pela região do Jardim dos Lírios à procura dos indivíduos. No início da manhã, os GCMs Helder e A. Rodrigues, apoiados por mais duas viaturas do Operacional com R. Martins e Monaro e D. Beraldo e Roberval, viram o menor a bordo de uma Honda CB 300 pela Rua Ema, por volta das 7h30. O adolescente fugiu ao ver a viatura, mas entrou na casa onde estava o ajudante geral C.A.P., de 18 anos.
 
Os guardas tiveram a entrada autorizada na residência e lá encontraram, além da CB 300, uma CG Titan. Ambas as motos haviam sido roubadas na madrugada; e dentro de uma caixa de som estava o revólver calibre 38 com duas munições, uma delas ???picotada??? (quando é acionada, mas o disparo falha). O menor negou a participação no roubo. C.A.P. admitiu ter participado do crime e informou que o também ajudante geral D.N.M., de 22 anos, residente na mesma rua, participara do assalto, e mais um indivíduo, qualificado como P.A.N.S., de 22 anos, mas que não foi localizado.
 
Na casa do terceiro suspeito estava a terceira motocicleta, e os guardas souberam que durante o assalto ele dava cobertura aos comparsas a bordo de uma Honda Twister vermelha. A moto fora furtada no Zanaga no último dia 11 e suas características foram narradas por uma vítima de roubo na semana passada, na prática que é conhecida como ???saidinha de banco???. A hipótese, no entanto, será investigada pela Polícia Civil.
 
O delegado Robson Gonçalves de Oliveira determinou a prisão em flagrante de D.N.M. e C.A.P. por roubo e receptação. As vítimas reconheceram os indivíduos presentes no assalto e a arma utilizada. As motocicletas foram liberadas e entregues aos proprietários. Os acusados foram levados à Cadeia Pública de Sumaré, enquanto o adolescente foi liberado na presença da mãe.