Quatro pessoas foram presas por agentes da GAMA (Guarda Municipal de Americana) nesta quinta-feira (22) em pontos distintos da cidade. A primeira ocorrência do dia teve início por volta das 5h50, quando uma revisora de 49 anos foi assaltada no bairro São Roque. Ela atravessava a Praça Pedro Dainese quando foi surpreendida por um rapaz de estatura baixa, armado de uma faca, que exigiu a bolsa da vítima e fugiu.
A mulher voltou para sua casa e informou o ocorrido ao marido que, pelas descrições, desconfiou de um jovem morador do bairro, que já era conhecido pela prática de delitos deste porte. Ele acionou a GAMA pelo telefone 153 e os GCMs Wilson e Trindade, que haviam acabado de assumir o turno, se encarregaram de ir até o local averiguar a denúncia.
O marido da vítima indicou aos guardas o endereço do suspeito, na Rua Iriri. Os patrulheiros foram atendidos pelo irmão do jovem, que autorizou a entrada e a averiguação. O acusado, T.M., de 29 anos, assumiu ter roubado a revisora e devolveu a bolsa, que continha apenas documentos, uma marmita e um pequeno guarda-chuva. Ele indicou aos guardas o local onde jogou a faca usada no roubo, em um terreno cheio de mato na Avenida Carmine Feola.
Levado ao 1º Distrito Policial, ele foi reconhecido de imediato pela vítima e o delegado Robson Gonçalves de Oliveira determinou a prisão em flagrante de T.M., que foi recolhido ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana.
Algumas horas depois, por volta das 10h20, o ajudante geral C.H.B.O., de 23 anos, foi preso logo depois de ter assaltado um estabelecimento comercial na Avenida Paschoal Ardito, no São Manoel. Segundo a vítima, o bandido vestia uma camiseta laranja e entrou no local exigindo dinheiro ??? o denunciante não soube informar que objeto o acusado empunhava para fazer a ameaça, se era uma faca ou uma arma de fogo.
Logo depois a GAMA foi informada e a viatura do GCM Brunelli e da GCMF Edvânia, que patrulhavam pela área, receberam o chamado e receberam todo o descritivo da vítima para procurar por suspeitos na região. Não demorou muito, e na Rua São Joaquim o ajudante geral foi visto e abordado. Ele levava no bolso de sua bermuda R$ 23 em dinheiro e logo após a averiguação ele foi reconhecido pelo comerciante lesado.
A ocorrência foi registrada no 3º Distrito Policial, onde o delegado Marco Antonio Pozetti ratificou a voz de prisão, decretando o flagrante contra o acusado e sua transferência ao CDP de Americana.
No Parque das Nações, a casa de um operador de empilhadeira de 55 anos foi arrombada pelo ajudante J.A.S., de 21 anos, com diversas passagens pela polícia pelo crime de furto. Segundo o registro da ocorrência, usando de um cano de ferro ele arrombou a porta da casa para furtar um televisor de 42 polegadas, R$ 45 em dinheiro e o carro da vítima, um Fiat Palio.
Com os objetos no veículo, o ajudante iniciou a fuga, mas como o carro era equipado com um dispositivo que cortava o envio de combustível para o funcionamento do motor, o Palio parou não muito distante do local do furto, na Rua Noruega, já no Jardim Paulistano, e coube a suspeito seguir a fuga a pé levando a televisão consigo.
A viatura da ROMEP (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva) com os GCMs M.Alves, Vieira e Washington, realizava patrulhamento de rotina pelo Jardim Guanabara quando viram J.A.S. caminhando por um pasto levando a TV sobre o ombro. Ele foi abordado e, além da TV, ele levava a chave do veículo e o dinheiro furtado da casa.
Ele confessou o crime e foi levado ao 1º Distrito Policial. Todos os objetos foram reconhecidos pela vítima e devolvidos, inclusive o Palio, e mais uma vez o delegado Robson Gonçalves de Oliveira determinou prisão em flagrante e a transferência do indiciado ao CDP americanense.